quinta-feira, 5 de junho de 2014

Projeto de extensão voltado a alimentação saudável será desenvolvido na escola Giusto Damo

                               Reunião na Escola Giusto Damo para firmar a parceria da Prefeitura Municipal com UFSM-FW


O curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM/FW), está desenvolvendo um projeto de extensão direcionado às crianças de 1º a 5º ano do ensino fundamental. O projeto, coordenado pelo professor Oscar Torres Figueiredo, irá trabalhar a importância de uma alimentação saudável, construindo o conhecimento dos alunos através da aprendizagem com atividades lúdicas, onde os alunos irão confeccionar as garrafas pet para o plantio de mudas, bem como trabalhar e ter contato direto com a terra, aprendendo a plantar, colher e consumir alimentos saudáveis.
Inicialmente, o projeto será executado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Giusto Damo. O coordenador do projeto, professor Oscar Torres Figueiredo, explica que a ideia da iniciativa é “trabalhar nas escolas, no sentido de interagir com crianças da etapa inicial, conciliando com os turnos de aula dos alunos, onde será trabalhada a questão de desnutrição e obesidade infantil”.
Este projeto consiste em incentivar as crianças para que elas interajam com a produção dos alimentos e o ciclo das plantas, percebendo a importância disso na alimentação a partir do núcleo escolar, estendendo o conhecimento as famílias. “Investindo na qualidade de vida das crianças, a médio e a longo prazo, teremos menos custos e, consequentemente, um menor investimentos na saúde dos adultos”, ressalta o coordenador do projeto.
A estudante de engenharia florestal, Samara Lazarotto, explica que a ideia do projeto partiu dos próprios alunos do curso de engenharia florestal “Nós elaboramos esse projeto pensando na educação alimentar das crianças. Com esse trabalho serão confeccionadas hortas, para que os alunos plantem e cultivem o alimento que, posteriormente, serão consumidos por eles na escola”. Samara ainda destaca que a ideia é também estar trabalhando a valorização da agricultura familiar no município e salienta que “a importância do projeto é para que as crianças levem para suas casas a necessidade de uma alimentação saudável, sem o consumo de agrotóxicos, percebendo que é possível se alimentar bem com produtos naturais.” O projeto tem apoio da administração municipal e das Secretarias, sendo firmado, pelo prefeito municipal, o compromisso de ceder o material de construção e mão de obra para viabilizar o projeto.
Fonte: Assessoria Comunicação/Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário